oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return validateKey(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 10 de abril de 2018

Fortes chuvas provocam deslizamentos de pedras e grandes estragos nas estradas da zona rural do município de Apodi/RN



As fortes chuvas que caíram em Apodi, nos últimos dias, provocaram deslizamentos de pedras sobre a BR-405 e o arrombamento de pontes e estradas da zona rural do município, deixando pessoas ilhadas, a prefeitura do município e a defesa civil já tomaram as medidas cabíveis.



Somente em Apodi, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), choveu 190 milímetros durante este final de semana. Ao todo, nove municípios do RN registraram chuvas acima dos 100 milímetros. 



De acordo com a PRF, o bloqueio foi percebido na noite deste domingo (8) entre os quilômetros 72 e 73 da BR-405. Uma equipe foi ao local, retirou as pedras e a árvore e sinalizou os buracos com cones. A orientação é que os motoristas fiquem ainda mais atentos ao passarem pelo trecho 



"A PRF realça a necessidade de cuidados maiores pelos motoristas e demais usuários da via. Reduza a velocidade, mantenha distância do veículo da frente e evite ultrapassagens", informou a corporação. Ainda de acordo com a PRF, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, responsável pela estrada, foi informado para que possa tomar providências para o conserto da via. 



Além do deslizamento, a Defesa Civil local identificou vários estragos em todo o município. Dentre eles se destacam uma ponte, que foi levada pela força das águas na zona rural, e crateras que foram escavadas na zona urbana. Como medida de solução, a Prefeitura de Apodi acionou a equipe de Força-Tarefa que foi criada há cerca de um mês para situações como esta. 



Nela estão integradas várias secretarias, como Obras, Urbanismo, Assistência Social, Defesa Civil e Engenharia. A ideia é dar uma resposta rápida à população. "Montamos um planejamento com várias secretarias para dar a resposta de imediato referente aos danos causados pelas chuvas. Estamos divididos entre zona rural e urbana com uma grande estrutura de maquinários. Também temos o pessoal da Vigilância Sanitária e a Assistência Social dando suporte às famílias da Baixa do Caic e da Soledade, que são os locais mais críticos", armou o prefeito Alan Silveira 


Para facilitar a comunicação com a população e identificar áreas de risco, o município criou um canal direto com a Defesa Civil através do telefone: (84) 99819-1290.

Informações do Blog do Josemário